domingo, 25 de setembro de 2011

Trabalho de quimica - Funções organicas - Haletos

O que são os haletos?
·         São compostos orgânicos que apresentam no mínimo um átomo de Flúor; Cloro; Bromo ou Iodo (grupo dos Halogênios ou grupo VIIa , ou seja, elementos não metálicos) ligado a um derivado de hidrocarboneto(principal fonte de hidrocarboneto  são os combustíveis fosseis).


·         Um exemplo de haletos está representado pela seguinte formula estrutural abaixo o do componente dos inseticida  conhecido como DDT (dicloro-difenil-tricloroetano)
Ex 1:
·         Como indica a figura, o halogênio ( que no nosso caso é o cloro) é uma ramificação da cadeia principal e sua nomenclatura é dada com o nome halogênio precedendo o do hidrocarboneto.
Ex 2 :
                                     Br
                                       ǀ
                          CH3  ̶ CH  ̶ CH3       2- bromopropano
·         O nome dos derivados dos halogênios(cloreto,brometo,fluoreto ou iodeto) formam os seguintes compostos :

    / Cloreto de etila
E podem ser encotrados para uso como :
Clorofórmio ( HCCl3-triclorometano,era utilizado como anestesico,porém hoje ficou comprovado que seu uso pode causar parada respiratória e danos ao figado).
Bromofórmio (utilizado para determinação de pedras preciosas).
Iodofórmio(utilizado como antisséptico)
Gás Freon ( CFC – utilizado em aerossóis/principal elemento responsável pela destruição da camada de ozônio)
·         Os haletos podem ser substancias acidas que provêm da troca da hidroxila (OH) do acido carboxílico por um halogênio.
Ex3 :
                  
Ácido etanóico
Cloreto de etanoíla
Ácido 3-metilbutanóico
Brometo de 3-metilbutano

·         Exemplos de haletos mais comuns :
DDT- dicloro-difenil-tricloroetano: ë um dos mais conhecidos inseticidas, foi primeiramente utilizado na Segunda Guerra mundial para controlar doenças transmitidas por insetos (malária e febre amarela).Seu uso foi proibido por ser acumulativo no organismo, por contaminar alimentos e enfraquecer as cascas dos ovos das aves.
Gás lacrimogênio: é muito usado por policiais para dispersar agitações e manifestações. Porém foi inicialmente utilizado durante a primeira guerra mundial.
Possui baixa toxicidade, mas é um poderoso agente lacrimogenio.

Exercícios Resolvidos :
·         (MEDICINA e CIRURGIA) A adição de haletos de hidrogênio nos alcenos se faz segundo à conhecida regra de Markovnikov. Entretanto, certos haletos em presença de peróxidos se comportam de maneira inversa. Este fenômeno foi entendido e esclarecido por Kharasch e se refere:

a) exclusivamente ao HBr;(Porque ,o HBr ocorre através dos radicais livres)

b) exclusivamente ao HI;
c) exclusivamente ao HCl;
d) exclusivamente ao HF;
e) tanto ao HI como ao HF.

·         Para exemplificar o uso de um dos haletos mais famoso segue abaixo uma retagem do site portal ODM, que fala a respeito do CFC e a camada de ozônio:
Brasil banirá gás CFC em 2011
Lei proibirá o uso do gás, ainda usado pelo setor farmacêutico
14.12.2009 | PNUD
Brasil banirá gás CFC em 2011
O Brasil reduziu em 96,5% seu consumo do gás CFC (clorofluorcarbono, um dos inimigos da camada de ozônio) entre 2000 e 2007, indicam dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. No mesmo período, o Brasil reduziu em 95% o consumo de outras substâncias prejudiciais, como o halon, o tetracloreto de carbono e o hidrofluorcabono, muito usados como propulsores aerossóis em inseticidas e extintores. A adequação da indústria à política nacional de eliminação do CFC é uma das causas dessa queda. O último CFC ainda consumido e tolerado no país é o usado na indústria farmacêutica para produção de "bombinhas" para asmáticos e sprays. O uso nesses produtos, entretanto, também está com os dias contados.
A partir de 2011, produção e importação de medicamentos que contêm CFC estão proibidas por uma determinação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada no Diário Oficial da União em 26 de novembro de 2008. O governo federal, grande comprador de medicamentos, já deixou de comprar as versões com CFC desde o ano passado. "Este medicamento contém substâncias que agridem a camada de ozônio e por isso será substituído. Procure seu médico para orientações". Essa mensagem deve, obrigatoriamente, constar das embalagens de remédios com CFC comercializados no país desde 31 de julho de 2009, estipulou a mesma determinação da ANVISA.
A Agência deu prazo até 31 de dezembro de 2010 para fabricantes regularizarem o registro de seus medicamentos sem CFC usados no tratamento de doenças pulmonares e continuarem no mercado. Mas os pacientes já podem prestar atenção às alternativas disponíveis. O texto aponta que o gás HFA (hidrofluoralcano) é um substituto para o CFC dos medicamentos que não oferece riscos à camada de ozônio - apesar de constar da relação de gases do efeito estufa que contribuem para o aquecimento global. Outra alternativa ao CFC e ao HFA são remédios que dispensam substâncias propelentes. O documento cita dois grupos de medicamentos que se encaixam nessa situação: os inaladores de pó seco e os nebulizadores.
Refrigeradores
Os esforços de eliminação do consumo dos Clorofluorcarbonos (CFCs) no mundo começaram em 1993. Logo após China e Índia, o Brasil era o terceiro maior consumidor mundial desses gases. Os CFCs eram encontrados principalmente em aparelhos de refrigeração (refrigeradores e freezers) e estavam presentes em praticamente todas as residências brasileiras. Entretanto, esses gases são altamente perigosos para o meio ambiente: além de destruírem a Camada de Ozônio, uma tonelada de CFC-12 na atmosfera tem o efeito de 10.000 toneladas de CO2.
Nas últimas duas décadas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo do Brasil trabalham em uma estratégia nacional para eliminação do consumo dos CFCs, começando com o desenvolvimento e a produção de novos refrigeradores livres de CFCs e terminando com a disposição final segura de aparelhos no fim de vida. O PNUD não apenas apoiou o país na mobilização de recursos financeiros intencionais via diversos mecanismos como também montou um time de alto nível de especialistas internacionais, cientistas, engenheiros e especialistas em mudanças climáticas que assistiram o Brasil. Por exemplo, o PNUD trabalhou com a Whirpool, o maior fabricante de refrigeradores domésticos do Brasil, no desenvolvimento e manufatura de novos refrigeradores livres de CFC. O PNUD também ajudou a Whirpool em um complicado processo de captação de recursos internacionais para tornar isso possível.
O PNUD também esteve envolvido na disposição final segura e correta ambientalmente de refrigeradores velhos. Cada refrigerador contendo CFC pode ter até 3 toneladas em CO2eq. Trabalhando junto ao Ministério do Meio Ambiente, o PNUD equipou e deu apoio técnico-operacional às equipes de oficinas de desmonte localizadas em todo o país, permitindo que eles pudessem recolher com segurança e eficiência os CFCs contidos no circuito de refrigeração e compressores dos aparelhos. O PNUD está trabalhando atualmente com diferentes parceiros do setor privado na busca de recursos financeiros para permitir a disposição final de maneira correta ambientalmente - mas principalmente tornando a atividade sustentável do ponto de vista econômico.
Camada de Ozônio
A camada de ozônio localiza-se na estratosfera, entre 16 e 50 quilômetros da superfície terrestre. A reação entre o ozônio e gases como o CFC produz oxigênio, que não filtra os raios (que causam cegueira, câncer de pele e enfraquecimento do sistema imunológico). São essas reações as responsáveis pelo "buraco" na camada.
O Protocolo de Montreal, sobre substâncias que destroem a camada de ozônio, é o acordo internacional firmado em 2006 que prevê a substituição das substâncias que destroem a camada de ozônio.
Fonte: (http://www.portalodm.com.br/brasil-banira-gas-cfc-em-2011--n--254.html)

Bibliografia:
Professor Paulo Cesar - Portal de estudos em química.
Exercício retirado do site Cola da Web .

Portal ODM-Acompanhamento Municipal dos Objetivos do Milênio.
Livro de química volume único .
       (Usberco,João;Salvador,Edgard.Química;volume único .p.537-539. 7ª Ed.;São Paulo;Editora Saraiva  ;2006.)


Alunas : Ana Clarissa Machado,Aline Menezes , Fernanda  Carvalho e Letícia Rodrigues .
3° ano A
Colégio Maxwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário