terça-feira, 13 de setembro de 2011

Drogas


A droga é um narcótico entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo (surgido após quase um século de repressão ao uso de certas substâncias), remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, mescalina etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.
Países como a Suíça, que permitiam o uso livre de drogas em espaços públicos abandonaram a prática ao perceber que a mortalidade aumentou.
É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação, se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, éter, dentre outras substâncias químicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente. A maioria dos consumidores de drogas parece ver além do comum em objetos, gestos ou até mesmo no vazio. Tendem a serem mais pensativos e extrovertidos ou mais isolados e agressivos. Alguns jovens se encontram em situação de riscos.
                O Álcool é a droga mais usada entre os jovens da rede pública e particular de ensino, e a segunda substância mais consumida é o TABACO (dados da SENAD- secretária nacional de drogas)
O Crack é fumado num cigarro ou num cachimbo específico. É absolvido diretamente pelo sistema arterial e chega rapidamente ao cérebro. Esse é um dos motivos, segundo os especialistas, pelos quais o nível de dependência é maior
O “OXI” também é conhecido como “rapadura do diabo”
A Cocaína leva de cerca de 15 minutos para agir. Os efeitos se prolongam por 30 a 40 minutos.
O uso de droga não é um fenômeno novo na sociedade moderna. Faz parte dos costumes desde o inicio das civilizações. Estudos indicam que há registro de uso de cocaína na região Andina datados de 3 mil anos antes de Cristo. Na idade media, em um local ocupado pela Alemanha hoje ás pessoas que consumiam uma bebida alucinógena eram perseguidas e açoitadas em praça pública. Essa bebida era o café, atualmente consumida no mundo todo.
·         O crack é uma droga que atinge populações vulneráveis
·         Fumar droga não é crime
·         O “oxi” não é uma nova droga, é também um subproduto da cocaína
·         O Brasil não fabrica cocaína nem maconha
                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário