quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O silêncio de Melinda e a arte .




Melinda Sordino (Kristen Stewart) era a típica adolescente clichê dos filmes americanos bonita,popular  e inteligente ... Porém a semelhança para por ai : A um ano aconteceu um fator que mudou toda a rotina e a história dessa garota. O filme começa com Melinda desenhando em volta dos lábios linhas como se estivesse costurando-os e se desenvolve através do silencio da personagem que vê neste uma forma de se expressar e fica curiosa para saber se alguém iria perceber o que acontecera. Sua vida mudou em uma noite após ter chamado a policia  enquanto estava em uma festa onde quase todas a pessoas que nela estavam (a maioria adolescente) fora presa , Melinda perdeu  o amor e o respeito de suas amigas , perdeu a  credibilidade perante os professores , passou a ser ridicularizada e se não bastasse tudo isso ganhou imagens e  marcas que nunca mais iriam ser apagadas de sua mente, havia sido estuprada  e  não tinha mais com quem contar,seus pais nunca prestavam atenção nela (a não ser quando perceberam  que suas notas haviam decaído  e que ela não estava mais conversando com ninguém).
Sordino encontra uma válvula de escape nas artes através da influencia de um professor que desde o inicio percebe seu potencial artístico e que lhe diz para se inspirar no mestre Picasso. Ela ate encontra um refugio no qual  pode espalhar suas obras e o mais intrigante é  que todas são maneiras diferentes de representar uma arvore.Ao longo do filme o  telespectador pode perceber que há uma certa  comparação  com as mulheres de hoje que são amparadas por lei como no caso do nosso país pela lei Maria da Penha e que mesmo assim resolveram se calar e proteger seus agressores.
Só que há algo que muda sua decisão de se calar que é quando ela percebe que o garoto( considerado perfeito em todos os sentidos) que fez isso com ela estava namorando sua ex melhor amiga e decide se reaproximar de Rochelle que a principio não acredita em uma só palavra proferida contra Andy .
Sua luta termina quando suas amigas finalmente descobrem a verdade e resolvem defende –la  de Andy que  ficara sabendo da denúncia de Melinda e tenta ataca – la novamente dizendo que nunca havia feito isso com ela e que ele poderia ter a garota que quisesse e com o consentimento desta. Não vou terminar de contar o resto ,terão que assistir ao filme para saber o fim de Melinda. Mas uma coisa eu posso dizer que eu tiro uma lição muito grande dele : é a de que por mais medo que temos das conseqüências de nossas atitudes , mesmo assim devemos tomá-las  porque quem estará sendo prejudicados com as marcas do passado será a nossa mente e o nosso coração transformando a nossa alegria em tristeza e  nossa vida em um caos . Precisamos ter a coragem de se declarar como a personagem o fez  antes que seja tarde demais.
E a final de contas qual é o papel da arte nisso tudo? É o de trazer Melinda de volta a realidade, o de esvaziar sua mente, o de fazê-la sentir que nada é impossível a arte esta dentro de cada um só tem maneiras diferentes de se manifestar.
Espero que curtam o post e o filme que é um drama e tanto com direito a  lagrimas e uma caixa de lenços (pelo menos comigo foi assim ...  ) Abraço!          
                                                                          
             Ana Clarissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário